Primeiro passo (devidamente documentado) do Projeto Cem Coisas

Eu já comentei aqui que iria falar mais sobre o meu Projeto Cem Coisas.
Eu também já comentei que venho de um longo processo até chegar aqui, desmontando algumas casas e me livrando de muito objetos. Esse processo teve sim um quê de doloroso, mas o resultado tem sido muito salutar. Creio que, como todo bom remédio (a exceção dos deliciosos glóbulos de homeopatia), o sabor é amargo, mas cura!

Seria humanamente impossível ter registrado todo aquele processo. Me atrevo a dizer, inclusive, desnecessário, um desgaste que não leva ninguém a nada. Por isso, não tenho registros de onde tudo isso começou.

Porém, agora, com as coisas mais em ordem e mais básicas, sem taaaaaaantaaaaa coisa que eu tinha e vivendo uma fase bem mais desapegada, sinto que podemos começar a documentar os meus passos nesta jornada anti-consumismo daqui pra frente, com muito mais tranquilidade e ganhos para o bem comum (sim, bem comum, pois ao fazer a nossa parte emanamos para o Todo e também porque estou aqui compartilhando e encorajando quem quiser vir junto).

Como ontem foi sábado de um feriado prolongado e tínhamos 4 dias em casa, decidi tomar coragem não sei de onde e tirar TUDO das minhas três gavetas do armário e ver o que me serve e o que não me serve mais.

Fui perdendo muito peso na gestação e no pós-parto e, hoje, às vésperas da minha filhota completar 15 meses, estou bem próxima de um peso ideal que gostaria de manter até ficar bem velhinha e... transcender e estar com o mesmo corpitchu e aparência de 21 aninhos ;p Não vejo a morte ou a velhice caquética como um fato a ser aceito, sequer como uma opção pra mim. Vejo como apenas mais um caminho dentre tantos outros, mas isso é assunto pra outros posts.

Bem, durante o processo de triagem das roupas, ficou claro que se torna necessário organizar melhor as coisas que vão e que ficam, se não você se afunda na bagunça e não termina a arrumação nunca. A mente precisa ser liberada do controle das peças para se ater no todo, no serviço geral. Então, separei uma caixa para doações e um saco preto, daqueles de lixo, para o que fica, mas que deve ser lavado ou necessita reparo antes de voltar às gavetas. No final das contas, acabei decidindo lavar todas as peças mesmo, como num ritual de purificação e desimpregnação e, claro, para ter roupas frescas e perfumadas nas gavetas, que agora respiram melhor.

À medida que fui separando as peças, fui também criando uma lista do que fica e do que vai para facilitar minha vida, a visualização e o controle dessa contabilização toda. Se quiser ver essas listas completas, clique aqui.

Também senti necessidade de uma lista intermediária, que provavelmente vai me ajudar e muito na próxima olhada e revisada de lista de objetos, que é a de "o que ainda fica, mas tá quase um pé pra fora", rsrsrsrs. Percebi que existem algumas peças que já não me atendem tão bem, mas que ainda não tenho uma peça substituta adequada, como aconteceu com a camisa da minha empresa, que está grande, mas só tenho ela. O ideal é que fosse substituída por uma do meu tamanho. Enfim...

Aproveitando que esvaziei as gavetas, também aproveitei para colocar em prática a minha ideia de reciclagem com rolinhos de papel higiênico. Eles servirão para organizar meias e lingerie. Numa próxima oportunidade, talvez eu possa tentar decorá-los. É que com criança pequena e amamentando em livre demanda, nem tudo a que nos propomos realizar conseguimos chegar até o fim no tempo estipulado, rsrsrsrs.

0 comentários: