Projeto Cem Coisas

Atendendo a pedidos, lá vou eu oficializar o "Meu Projeto Cem Coisas", em parceria com minha baby.
Há algum tempo (por favor, não me pergunte quanto, porque sinceramente não sei), eu achei este site/blog que contava as aventuras de Dave, que, cansado de um consumismo desenfreado, decidiu colocar-se o desafio de viver durante um ano com apenas 100 objetos pessoais. E, então, ele começou a contar o que essa decisão passou a causar na sua vida:

http://guynameddave.com/100-thing-challenge

No meu caso, não estipulei só um ano, não. Quero isso pra vida toda.
Ainda não tomei coragem e a disciplina necessária para contabilizar exatamente a minha lista pessoal com os meus cem objetos, porque vamos combinar que eu decidi isso numa fase da minha vida onde eu tinha MUUUUUITAAAAAA coisa! Naquele momento, ia ser bastante frustrante listar e lidar com tudo aquilo. Seria um trabalho monstruoso e bastante frustrante. Então, a minha primeira dica de ouro é ir se livrando de tudo o quanto conseguir ANTES de montar sua lista.

Bem, mas Goethe tem uma frase que eu acho bárbara:

“No momento em que nos comprometemos, a Providência Divina também se põe em movimento. Todo um fluir de acontecimentos surge a nosso favor. Como resultado da atitude, seguem todas as formas imprevistas de coincidências, encontros e ajuda, que nenhum ser humano jamais poderia ter sonhado encontrar. Qualquer coisa que você possa fazer ou sonhar, você pode começar. A coragem contém, em si mesma, o poder, o gênio e a magia."

E a vida acabou se encarregando de fazer esse trabalho sujo por mim. Em cerca de um ou dois anos antes de engravidar, desmontei umas 3 ou 4 casas. A cada nova mudança, eu doava muitos, muitos objetos e fui ficando só com o que era cada vez mais essencial.

E qual não foi minha surpresa ao detectar duas coisas muito importantes:

1) Sempre tinha ainda objetos que eu poderia colocar na lista do "não essencial", mesmo quando eu achava que já tinha dado a limpa geral, rsrsrsrs;

2) Que alívio dá quando a gente se livra de tudo isso e de tudo o que esses objetos um dia representaram. Aquela questão de "se livrar do velho para deixar o novo entrar" nunca foi tão sentida verdadeiramente assim na minha pele antes. Aliás, nada como sentir na pele! Isso é fundamental em todos os processos a que nos propomos. Ao menos, pra mim funciona e muito.

Como resultado dessa movimentação anterior, e também depois da gestação e parto, acredito que agora eu esteja pronta para colocar esse projeto com mais afinco e prioridade na minha vida.

Quando digo que vou realizá-lo em parceria com minha baby é porque, por enquanto, ainda consigo dar conta das coisas dela. Quando ela crescer um pouco mais e tiver discernimento para suas próprias escolhas, daí já não será mais comigo. E bebês ganham tantas coisas que, se não damos conta, a casa vira uma loja de roupas e brinquedos facinho, facinho.

Por hora, entendo que este já é um bom começo (oficializar aqui no site). Para os próximos posts, pretendo ir montando com vocês as nossas duas listas, uma minha e uma da baby, com cem objetos cada uma. Ui... medo, rsrsrsrsrs.

Mas, como costumo dizer, medo não é de Deus!

Então, 'bora contabilizar. May the Lord be with me!

Kisses



2 comentários:

  1. Legal, Ana, vai ser legal acompanhar este processo. Adorei a frase do Goethe, me soa bem verdadeira. Seguindo você a partir de agora. Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, linda, amiga querida! Muito grata pela visita e pelo "seguimento", rsrsrs bjs

      Excluir