Cutículas: chega de auto agressão!

No meio da correria do dia-a-dia, estava eu aqui olhando para as minhas mãos (e pele no geral) e chegando à conclusão de que há algo de muito errado. Pele ressecada, cutículas de pés e mãos igualmente ressecadas, grossas, com muitas pelinhas levantadas. Tem também a questão capilar que está um caos, mas esse é assunto para um outro post. Foquemos, no momento, só nas mãos que já vai dar um belo caldo.

Minhas unhas e cutículas ressecadas

Inicialmente, culpei a falta de tempo e até mesmo a maternidade (coitadinhos dos nossos filhos... a gente faz as cacas e eles que levam a culpa).
Comecei, então, a tentar dar um jeitinho de fazer visitas mais frequentes à manicura (sim, com A no final! Não tenho culpa de ter tido excelentes professores de português, kkkk). O problema com as mãos só piorou. Parece que quanto mais eu faço as unhas, mais elas precisam ser feitas.

Além do mais, eu tenho o péssimo hábito de arrancar as pelinhas que ficam nos cantinhos e acabo me machucando. Dói muito e fica feio demais. Isso faz com que os dedos fiquem todos feios, machucados, doloridos e acabam criando calinhos. O caos instalado!

Malditas pelinhas


Entre esses pensamentos e auto-avaliações, cheguei à conclusão de que deveria dar um jeito de parar com esta AUTO-AGRESSÃO!Já! Imediatmente!

Sim, auto agressão... Por algum motivo, estou descontando a ansiedade nos meus lindos dedinhos e isso não é coisa que se faça. Depois, temos de dar uma fuçadinha básica com a querida Cristina Cairo e seus maravilhosos estudos sobre Linguagem do Corpo para entender melhor do que se trata, mas isto também é assunto para um próximo post.

Resolvi, então, fazer as pazes comigo mesma e demonstrar amor, carinho e respeito ao meu ser e meu corpitchu, essa máquina perfeitamente desenhada exclusivamente para mim! Olha só que responsa!

Eis que entra em ação o nosso querido amigo, o  Super Google, onde joguei a seguinte frase:

"como tratar cutículas sem removê-las"

Os dois primeiros links me levaram ao site fofo da Daniele Honorato: Unha Bonita (ou simplemsente UB, para os íntimos).

Pesquisa no Google: como tratar cutículas sem removê-las

Foi paixão à primeira vista!

Comecei pelo post sobre "10 razões para não tirar as cutículas", pois algo me dizia que iria encontrar que isso é a atitude mais saudável e natural. Eureka! Dito e feito! Prova de que basta a gente sair um pouco da Matrix, e olhar as coisas como elas são, que todas as respostas certas começam a saltar aos nossos olhos :)

Após esse contato inicial, claro que eu tinha de descobrir como passar pelo processo de deixar esta situação caótica para chegar às tão sonhadas mãos macias, limpas, bem hidratadas e saudáveis, eu diria até ecologicamente corretas.

Então, tive de ler sobre os produtos que podem ajudar nisso, como as canetas Prime Cuticle Premium e Prime Cuticle Night Care.

Para ser 100% aderente aos meus projetos e processos atuais, eu teria de confirmar se os ingredientes utilizados são veganos e se se trata de um produto "cruelty free". Vou dar uma olhada nesse item em breve, perguntando diretamente à Dani.

Enquanto isso, dei uma olhada também no post sobre o passo-a-passo para iniciar esse processo e com as principais dúvidas das leitoras e aspirantes à uma vida livre de alicates e agressões, como eu: http://www.unhabonita.com.br/como-cuidar-das-cuticulas-e-deixa-las-impecaveis-faq-do-ub/2/

Adorei tudo e estou pronta para começar JÁ!

Enquanto não compro as canetas da Dani, vou retomar o meu uso diário da Cera Nutritiva Granado mesmo para já ir dando um trato. Com o "Projeto Casa em Lar" em andamento, estou no momento com outras muitas prioridades. Mas, nunca podemos nos deixar para trás, certo?

Cera Nutritiva Granado


Depois, vou postando os resultados ;)
Espero que fique show!

Oi?! Projeto Casa em Lar? Do que você está falando?
Ah, gente... Adoro projetos! É minha profissão original, né? rsrsrsrs
Voltem sempre para ficarem a par das novidades  ;p

E vocês? Já estão pront@s para tentar também? Vamos juntos?
Deixem aí nos comentários as suas próprias opiniões e experiências.

Beijinhos, fui!

2 comentários:

  1. Colaborarei com seu entusiasmo de não cutucar mais suas cutículas e confirmar que dá certo...

    Aprendi com uma amiga manicura que o que basta é um óleo secante, simmmmm, acredite, óleo secante (que é ótimo hidratante) e uma espátula boa. Nada mais de retirar cutículas.

    No começo foi mais difícil pq as famosas pelinhas mais grossas do canto da unha se formam mas aos poucos elas afinam também. E acredite, quem olha minhas unhas, com esmalte vermelho, pergunta quem é a manicura que cuidam delas pois estão perfeitas, a resposta agora: EU!!! (e ainda poupo um dinheirinho)

    Ai vai como:

    Passe óleo secante e empurre a cutícula com a espatula, só para desgrugar um pouquinho da unha e dar um acabamento perfeito no esmalte. Na hora de esmaltar, não polpe o esmalte, passe no dedo bem borrado mesmo, pq aí entra naquele cantinho levantado da cutícula, passe o palito bem rente à cutícula afastada, limpe os cantos e assim que secar o esmalte será recoberto pela própria cutícula que não aparecerá, não terão mais machucadinhos e suas mãos ficarão LINNNNDASSSS!!!!

    Claro: pomadinhas hidratantes são sempre bem vindas, adoro essa da granado, quanto mais cuidado melhor, mas olha o milagre que um simples óleo secante 2x/dia pode fazer...

    ;-)

    Enf e Terapeuta Holística Luciane

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Uaaaaaauuuuuu!!!! Adorei, Lu, saber dessa sua experiência. Muita gratidão por compartilhar! Vou procurar um óleo bem legal (adoro aqueles de cravos, será que rola?) e vou começar hoje mesmo! Um grande beijo :)

      Excluir