Desafio de Meditação: Dia 5 - PRESENÇA!!!

Ufa! Após a maratona da semana e do final dela, cá estou para contar do quinto e último dia do desafio da meditação. Último dessa série inicial, claro, porque como mencionei nos posts anteriores, vou persistir por mais dias, provavelmente variando com outras técnicas e vídeos.



Nova respiração

Neste vídeo, a Regina introduziu a respiração em 4 tempos, que já me é bastante familiar. Pude me lembrar de um curso muito especial pra mim, um lindo, generoso, afetuoso presente que ganhei de uma pessoal que amo muito e que é e sempre será MUITO especial pra mim: um curso de meditação com um casal indiano iluminado. Não me lembro do nome dele, mas o dela é inesquecível, Lakshimi. Ela estava grávida e radiante... Até aquele momento, eu nunca havia visto gestantes tão dispostas, alongadas e dinâmicas! Os exercícios que fizeram conosco, a comida (acho que foi a primeira vez que comi algo 100% vegano, indiano e muito antes de sequer eu saber que veganismo existia), o tom de voz e o jeito de falar deles, o sorriso, o olhar... Wow! Jamais me esquecerei daquela experiência!!!

Enfim... foi com eles que aprendi a respiração em 4 tempos e sempre a pratiquei de lá pra cá, ocasionalmente (sim, porque não dá para ficar respirando assim o tempo inteiro, rsrsrsrs)

E você? Já conhecia essa técnica? Já experimentou? Me conta tudo...

Presença x multi task

Ela mais uma vez levantou a questão de estarmos 100% presentes em cada momento, em tudo o que estamos fazendo. A coisa de fazer uma única tarefa por vez. Ui! Isso pega pra mim, porque me considero uma pessoa multitask. Essa habilidade é boa para algumas coisas, as mecânicas principalmente. Mas, me observo para ver até onde isso pode interferir negativamente nas minhas relações. É um trabalho, um autoestudo... Ainda não tenho as respostas para isso e talvez nem haja respostas "corretas". Talvez haja só intuição mesmo e autobservação, para não perder a conexão consigo e com o outro.

Dificuldade do corpo querer agir e ter de parar

Well, well... Particularmente neste último dia, poucas horas antes de sair para nosso primeiro dia de bazar, confesso que o desafio de tranquilizar a mente e fazer o corpo acompanhar a quietude e mansidão foi beeeeeemmmm difícil, porque eu estava mega elétrica, numa super vibe de fazer, fazer, fazer, agir, trabalhar, correr, adrenalina a mil, o que fez um siricutico tomar conta de todo o meu ser  foi difícil me conter. Mas, é justamente nessas horas que aprendemos o melhor de onde podemos chegar, o degrau a mais que podemos alcançar. É nos desafios que a luz se faz!

O silêncio é um treino

Por fim, ela nos lembra que, como tudo na vida, o silêncio é resultado de muito treino. Sugere para que treinemos todos os dias, como para uma maratona, que exige um preparo muscular.
Com o tempo, vai ficando mais fácil. Os seus neurônios vão entendendo a mensagem até que se torne algo super natural e, só de pensar em meditar, todo o seu organismo já se reequilibrará e liberará hormônios importantes de restauração de saúde e equilíbrio interno.
Passa a ser o seu estado normal.
Ou seja, vale super a pena. Invista alguns minutinhos por dia e acabe com sua conta na farmácia :)

Espero que tenham gostado da experiência e que tenham se sentido convidados a participar. Compartilhem conosco suas vivências de meditação. Deixem comentários, envie seu e-mail ou qualquer outra forma que preferir, mas faça. Não deixe pra amanhã! :)

Por hora, sintam-se abraçados com muito amor e carinho.

0 comentários: